Elas podem salvar o mundo

MyrNigris membro da família Formicidae
MyrNigris membro da família Formicidae
Segundo Ronald Dorn, geólogo da Universidade Estadual do Arizona em Tempe, os membros da família Formicidae não muito nobres até então têm o poder de transformar o mundo.
Os membros desta família que podem se transformarem celebridades são as nossas simples formigas, sim para Ronald Dorn elas podem ser alguns dos mais poderosos corretores biológico do clima da Terra.


Ronald Dorn explica que a média de vida de uma formiga é de um ano, mas se sua população crescer, o resfriamento do clima da Terra tende a crescer também. Dorn descobriu que certas espécies de formigas expelem carbonato de cálcio, mais conhecido como calcário que por sua vez remove o gás de dióxido de carbono da atmosfera.
Este produto fabricado pela formiga é uma versão em pequena escala do processo planetário de resfriamento em massa que ocorre nos oceanos, os calcários depositados no oceano seguraram mais carbono do que está presente na atmosfera hoje.

Show de imagens Mult-focos

Ronald Dorn vem estudando as formigas desde o inicio da sua carreira 25 anos atrás, quando no Texas mais precisamente nas montanhas Catalina, no Arizona e Palo Duro Canyon, Dorn fez experiências enterrando areia em seis locais diferentes chegando à conclusão que a cada cinco anos a quantidade de olivina minerais e plagioclase degradavam-se por exposição à água, a atividade dos insetos e produtos químicos a partir de raízes de árvores.
 Ronald Dorn afirma que as formigas quebram os minerais de 50 a 300 vezes mais rápido do que a areia deixada em repouso sobre o solo descoberto, constatou-se que  as formigas foram construindo gradualmente calcário dentro de seus ninhos.

Dorn acha que as formigas podem ser a solução para a eliminação de cálcio e magnésio dos minerais usando esses elementos para fazer calcário.
No processo, os insetos podem ser usados para eliminarem o dióxido de carbono, um gás de efeito estufa, na rocha. A transformação pode acontecer quando as formigas lamberem os grãos de areia e colocá-los nas paredes de seus ninhos, porém para Dorn o processo ainda é realmente um mistério científico.


Postado por Mairink Oemes

0 comentários:

Postar um comentário

Todos comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados apenas aqueles que respeitarem as regras abaixo:
-Ter relação com o assunto do post.
-Não conter propagandas de outro site ou blog.
-Não incluir links no conteúdo do comentário.
-Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
Obrigado(a) por comentar!

free website hit counter