Descoberto o sexto e maior oceano da terra

Oceano escondido
Além dos já conhecidos oceanos Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico, pesquisadores afirmam ter descoberto o que seria o maior dos oceanos para adicionar ao mapa do mundo, só que este está escondido centenas de quilômetros abaixo da superfície do nosso planeta e seria três vezes maior de toda água da superfície.

Um novo estudo sugere que o "oceano" escondido está situado de 660 quilômetros (400 milhas) da crosta da Terra, mais precisamente abaixo da América do Norte. O reservatório, aparentemente trancado em um mineral cristalino azul chamado ringwoodite, pode deter três vezes mais água do que existe em todos os oceanos da superfície do mundo.

A descoberta pode explicar de onde veio o abastecimento de água da terra e como estas águas profundas afetam a parte externa da terra como os movimentos fenomenais que os cientistas apontam  vindos das placas tectônicas.

O geofísico Dr. Steven Jacobsen , professor associado da Universidade de Northwestern, disse em uma declaração por escrito, que estamos finalmente vendo evidências de um ciclo de água de toda a Terra, o que pode ajudar a explicar a grande quantidade de água em estado líquido na superfície do nosso planeta habitável. Cientistas vêm procurando essa água profunda por décadas.

Leituras vindas a partir de medições creditadas a Universidade do Novo México feito pelo sismólogo Dr. Brandon Schmandt, indicam que as ondas sísmicas parecem abrandar quando atingem a camada de ringwoodite no manto terrestre, levando a teorizar que o mineral seja o responsável por isto, ao saturar com líquido.

Para verificar tal teoria, estudos de laboratório em fragmentos do mineral de cor azul chamado ringwoodite, constatou que ele atrai hidrogênio e que é capaz de absorver água como uma esponja. O incrível é que apenas 1% da água retida pelo mineral, já seria suficiente para representar três vezes mais que toda a água da superfície terrestre.

As pesquisas mostram que o novo oceano escondido pode ser preso na zona de transição entre o manto superior e inferior da Terra. Os pesquisadores acreditam que o movimento dentro do manto estimulou uma reação fundindo a água com o ringwoodite.

Alguns cientistas acreditam, no entanto na teoria de que a água no início da Terra veio de cometas que vieram em nossa direção, enquanto a descoberta do reservatório oculto sugere que a água do mundo efluiu da profundidade abaixo da superfície.

Somos apenas crianças e muito se tem de aprender, cento e cinquenta anos atrás, em Viagem ao Centro da Terra, o francês precursor de ficção científica, Júlio Verne imaginou um vasto mar que estava profundamente sob a superfície do nosso planeta é a ficção virando realidade.

 Show de imagens



  • O maior oceano da terra ficção de Júlio Verne.

  • Fragmentos do mineral de cor azul chamado ringwoodite.

  • Steve Jacobsen professor associado da Universidade de Northwestern.


Fontes: Earth.northwestern/edu/research/jacobsen / The Guardian

 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados apenas aqueles que respeitarem as regras abaixo:
-Ter relação com o assunto do post.
-Não conter propagandas de outro site ou blog.
-Não incluir links no conteúdo do comentário.
-Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
Obrigado(a) por comentar!

free website hit counter