As revelações serão possíveis pelo voou rasante que a sonda New Horizons fará sobre Plutão.
Em julho de 2015 quem viver verá as revelações que virão deste verdadeiro camaleão, o senhor Plutão.
Quando Plutão foi descoberto, em 1930, inicialmente se acreditava que o planeta era maior do que Mercúrio, e possivelmente maior do que a Terra. Agora os astrônomos sabem que ele tem 2,352 mil quilômetros de diâmetro – menos de 20% do tamanho do nosso planeta, com apenas 0,2% da massa da Terra.
Algumas curiosidades deste planeta que se transformou em planetoide e que alguns cientista querem que volte a ser considerado planeta.
1- Plutão tem uma órbita extremamente elíptica, que não está no mesmo plano das órbitas dos oito planetas oficias. Em média, o planeta anão dá a volta em volto do sol a uma distância de 5,87 bilhões de quilômetros, completando um circuito em 248 anos.
2- Plutão é um dos lugares mais frios no sistema solar, principalmente por estar tão longe do sol. As temperaturas da superfície oscilam em torno de -225° C. Os cientistas acreditam que o planeta anão é composto por 70% de rocha e 30% de gelo. A superfície é coberta predominantemente com nitrogênio congelado.
3- Plutão tem quatro luas conhecidas: Caronte, Nix, Hydra e um minúsculo satélite recém-descoberto chamado de P4 – por enquanto ao menos, já que seu nome oficial pode acabar sendo Cérbero. Enquanto Nix, Hydra e P4 são relativamente pequenos, Caronte tem cerca de metade do tamanho de Plutão.
Clique na imagem para ampliar
4- Apesar de ser menor do que a lua da Terra, o planeta anão conseguiu segurar uma fina atmosfera – composta principalmente de monóxido de nitrogênio, metano e carbono – que se estende a 3 mil quilômetros para o espaço.
Duas imagens rotuladas do sistema de Plutão, lançado em 20 de julho de 2011, feita pelo Wide Field Câmera 3 ultravioleta instrumento visível do telescópio espacial Hubble com o recém-descoberto quarta lua P4 circulou. A imagem à esquerda foi tirada em 28 de junho de 2011. A imagem da direita foi tirada em 3 de julho de 2011. Crédito: NASA, ESA, e M. Showalter (Instituto SETI)
Plutão passa por uma metamorfose de cor
Imagens feitas pelo telescópio Hubble, da NASA, mostraram algumas mudanças de cor incomuns na superfície de Plutão. A NASA disse que ele está ficando cada vez mais vermelho e que seu hemisfério norte está cada vez mais brilhante.
Essas mudanças seriam causadas pelo derretimento do gelo em um polo e o acúmulo dele em outro e a cor vermelha seria gerada pela radiação – o Sol, como está alcançando outra parte do planeta, envia luz e calor, o que quebra partículas de metano e deixa para trás uma substância feita de carbono com coloração avermelhada.
Alguns astrônomos ainda não se conformam com as mudanças. Para eles, elas estão acontecendo muito rapidamente.
De acordo com a NASA, isso mostra que Plutão não é apenas uma pedra coberta de gelo, mas um mundo dinâmico que passa por mudanças atmosféricas dramáticas.
Foto:pixabay
Por: Stephanie D’Ornelas / Miguel Kramer
0 comentários:
Postar um comentário
Todos comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados apenas aqueles que respeitarem as regras abaixo:
-Ter relação com o assunto do post.
-Não conter propagandas de outro site ou blog.
-Não incluir links no conteúdo do comentário.
-Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
Obrigado(a) por comentar!