Cardápio Musical
Era a turma de repetentes da sexta-série do ginásio. Adolescentes cabeludos nerds ridicularizados pelos coleguinhas de sala. Totalmente excluidos da comunidade estudantil, um deles teve a ideia brilhante que mudaria suas vidas: Vamos tocar metal!
E assim surgiu o Iron Maiden (traduzindo: donzela de ferro), banda que pelo nome ficaria muito bem no cenário emo.
Mas não, eles queriam ir mais longe. Então criaram um novo estilo: o Happymetal, ou pinkmetal em inglês britânico, com suas roupas coladas e cabelos esvoaçantes. Músicas como Holy Smoke (fumaça santa) e Fear of the dark (medinho do escuro) influenciaram varias bandas do cenário metal, como Angra e Helloween.
Formada em 1975 pelo baixista Steve Harris, ex-integrante das bandas Gypsy's Kiss e Smiler. Originária de Londres, foi uma das principais bandas do movimento musical que ficou conhecido como NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal). O nome "Iron Maiden" alguns dizem que foi inspirado em um instrumento de tortura medieval que aparece no filme O Homem da Máscara de Ferro. Esse também era o apelido da ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, que aparece nas capas dos compactos "Women in Uniform" e "Sanctuary".
A primeira formação da banda juntava Steve Harris a Paul Day (vocal), Dave Sullivan e Terry Rance (guitarras) e Ron Matthews (bateria). Paul Day foi mais tarde substituído por Dennis Wilcock (grande admirador do Kiss) que usava fogo, maquilagem e sangue falso no palco e que trouxe Dave Murray para a banda, tendo como consequência a saída da primeira dupla de guitarristas. Bob Sawyer entrou na banda no final de 1976 como segundo guitarrista, mas como tinha ciúmes de Murray, virou Dennis Wilcock contra Dave e Dennis sugeriu a expulsão dele. Bob não ficou para trás e por suas atitudes errôneas no palco, foi junto em Julho de 77. Ron Matthews aguentou um pouco mais. Havia um guitarrista de uma banda chamada Hooker que o Maiden via tocar nos pubs: Terry Wapram. Após uma audição, a banda convidou-o para entrar e Wapram realizou alguns shows como único guitarrista. Pouco após isso, Ron saiu (não se sabe ao certo se por influência de Wilcock, como relatou no Early Days). Dave Murray juntou-se ao seu amigo Adrian Smith na banda Urchin em 1977, enquanto que os Iron Maiden passavam um mau bocado: Steve e Dennis chamaram Thunderstick (Barry Graham) (bateria) Tony Moore (teclado), mas após um concerto perceberam que o teclado não seria um bom substituto para a segunda guitarra. A banda ficou descontente e o clima foi ficando ruim até que após poucos ensaios, Moore decidiu sair. Nesse momento, Harris foi a um ensaio do Urchin para chamar Murray de volta para banda, o que aconteceu com sucesso. Mas Wapram, indignado porque perderia parte das atenções, não aceitou Murray de volta e foi convidado a sair. Com Murray de volta e apenas 4 integrantes, a banda decide marcar um show no Bridgehouse e outro no pub Green Man. O primeiro foi um fiasco, depois do baterista ter errado em várias músicas e gritar para o público se calar. Nessa época Wilcock já havia espalhado para alguns fãs que pretendia sair da banda e o show havia gerado alguma expectativa em torno disso também. Foi o que aconteceu. No intervalo entre o Bridgehouse e o Green Man, Dennis não disse nada e não compareceu no pub. Harris foi até sua casa, mas o vocalista se negou a cantar um último show. Arrasado, Harris voltou para cumprir com o acordo e os Maiden se apresentaram como um trio em Abril de 78, com Steve Harris, Dave Murray e Thunderstick. Steve expulsou o baterista, já contando com Doug Sampson para o posto. Com esse novo trio, os Maiden passariam cerca de 6 meses ensaiando antes tocar ao vivo ou arrumar qualquer outro integrante.
Um dos velhos conhecidos símbolos da banda, é o mascote Eddie. Ele foi desenhado por um menino de cinco anos numa escola para deficientes mentais na Califórnia, onde os Donzelas animaram fazendo um show beneficente. Bruce ao ver o desenho, achou "fofix" como ele mesmo disse, e adotou a criatura como mascotinho da banda.
Desde então, adolescentes-mentais, nerds e afins usam Eddie em suas camisas e saem às ruas, achando-se fortes, malvadões, na vã tentativa de se auto-afirmar psicologicamente na sociedade.
Hoje, muitos jovens idolatram a banda como deuses. Colocam posteres em seus quartos da banda vestida com aquele uniforme coladinho preto, do mascote com pose de mal. Esses jovens respondem as mães e se indignam quando falam mal de sua amada bandinha. Quase uma doença. Levam a serio sátiras em sites de humor e editando seu conteudo. Mas, segundo psicológos, isto é apenas uma fase da pós-infância, e graças a Deus, passa.
É polêmico o fato de que a banda tenha ligações com o demônio. Mas segundo os próprios integrantes, não passam de especulações dos tablóides, já que sua natureza delicada os impede de ter qualquer ligação com o Capeta. É apenas uma forma pseudo-inteligente de arrancar dinheiro de idiotas fanáticos que odeiam EMOS.
É polêmico o fato de que a banda tenha ligações com o demônio. Mas segundo os próprios integrantes, não passam de especulações dos tablóides, já que sua natureza delicada os impede de ter qualquer ligação com o Capeta. É apenas uma forma pseudo-inteligente de arrancar dinheiro de idiotas fanáticos que odeiam EMOS.
Pois é qual banda de rock que se preze não tem suas turbulências, pois são elas que geram milhões de fanáticos e milhões de dólares em suas contas bancarias.
Neste Cardápio Musical trazemos para vocês um rock autentico desta boa banda inglesa.
Iron maiden - Hallowed Be Thy Name
Tradução
Curiosidades
1. O inglês Gary Dobson entrou em coma após cair e bater com a cabeça no chão durante um show do Iron Maiden em 1989. Seis meses depois despertou enquanto rolava num tape-deck justamente uma fita da banda.
2. Dave Murray, guitarrista do IRON MAIDEN, falou em 2008 sobre uma de suas guitarras favoritas, uma Fender Stratocaster fabricada em 1957.
3. A mulher de Bruce Dickinson o traiu com Nikki Sixx do Motley Crue?
Sim. Ao menos foi o que afirmou Nikki Sixx na sua biografia "Heroin Diaries" e depois em uma entrevista à revista Blender publicada em agosto de 2007. Leia o trecho abaixo.
"Alguém disse que 'Tattooed Millionaire' do Bruce Dickinson fala sobre mim, mas eu não sei. Tem a ver com o fato de eu ter transado com a mulher dele.
4. Muitos assim que viram a capa do novo single do Iron Maiden, "El Dorado" pensaram "Esta capa me lembra capas de revistas em quadrinhos". Sim realmente lembra e não só lembra como é inspirada na capa da revista em quadrinhos Weird Science edição nº10 da EC Comics.
5. O Blog Flight 666 publicou em agosto de 2009 uma curiosa nota sobre a possível origem da fonte usada no logotipo da banda IRON MAIDEN. O cartaz ao lado, do filme "The Man Who Fell to Earth" ("O Homem Que Caiu na Terra", no Brasil) foi lançado em 1976. Qualquer coincidência com a fonte do logotipo do IRON MAIDEN, é mera semelhança. O cartaz foi inspiração direta do logo da Donzela ou a fonte estava disponível para uso por artistas na década de 70? Infelizmente há poucas informações sobre as reais origens do logotipo do IRON MAIDEN.
Discografia
The Soundhouse Tapes: 1979
Iron Maiden: 1980
Maiden Japan: 1981
Killers: 1981
The Number Of The Beast: 1982
Piece Of Mind: 1983
Powerslave: 1984
Live After Death: 1985
Somewhere In Time: 1986
The Seventh Son Of A Seventh Son: 1988
No Prayer For The Dying: 1990
Fear of The Dark: 1992
A Live at Donington: 1993
Real Live Dead One: 1993
The X Factor: 1995
Best of the Beast: 1996
Virtual Eleven: 1998
Ed Hunter: 1999
Brave New World : 2000
The BBC Archives: 2002
Best Of The B'Sides: 2002
Best Over Hammersmith: 2002
Edward The Great: 2002
Rock In Rio: 2002
Dance of Death: 2003
A Matter Of Life And Death: 2006
Death On The Road: 2006
0 comentários:
Postar um comentário
Todos comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados apenas aqueles que respeitarem as regras abaixo:
-Ter relação com o assunto do post.
-Não conter propagandas de outro site ou blog.
-Não incluir links no conteúdo do comentário.
-Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
Obrigado(a) por comentar!