Frases Verdadeiras – Che Guevara

 
“Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera”. Che Guevara
Che Guevara
Ernesto Rafael Guevara de La Serna, mais conhecido como Che Guevara, foi um famoso revolucionário socialista do século XX. Argentino, nasceu na cidade de Rosário em 14 de junho de 1928. Faleceu em 9 de outubro de 1967, na aldeia de La Higuera (Bolívia).Nasceu numa família de boas condições sociais. Desde a infância sofreu com a asma e, por recomendação médica, sua família mudou-se para uma região de campo, próxima a cidade de Córdoba (região central da Argentina), que possuía o ar de melhor qualidade.
Desde a adolescência foi incentivado pelos pais a ler livros da biblioteca particular da família. Foi nesta fase que entrou em contato com a literatura socialista Marx, Engels e Lênin.

Em 1947 Ernesto entra na Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires, motivado em primeiro lugar por sua própria doença e desenvolvendo logo um especial interesse pela lepra. Durante 1952, realiza uma longa jornada pela América Latina, junto com seu amigo Alberto Granados, percorrendo o sul da Argentina, o Chile, o Peru, a Colômbia e a Venezuela. Observam, se interessam por tudo, analisam a realidade com olho crítico e pensamento profundo. Ernesto regressa a Buenos Aires decidido a terminar o curso e no dia 12 de julho de 1953 recebe o título de médico, porém, passou a dedicar-se ao mundo da política.Che Guevara est
Para os cubanos, Che Guevara é um amado herói nacional. As crianças todas as manhãs começam o dia na escola falando “Seremos como Che”. Na Argentina, há escolas com o seu nome, inúmeros museus tentam preservar sua memória e, em 2008, foi inaugurada uma estátua de bronze em sua homenagem em Rosario, sua cidade natal. Para alguns fazendeiros na Bolívia, Ernesto foi santificado, eles o chamam de Santo Ernesto e rezam para ele.
Em 1954, conheceu, no México, Raúl Castro e logo depois o irmão Fidel Castro. Entrou para o grupo revolucionário de Castro, que se instalou na região de Sierra Maestra, em 1957. Pretendiam derrubar o governo de Fulgencio Batista, que era apoiado pelos Estados Unidos, e implantar o socialismo na ilha.
Após a vitória dos revolucionários, em 1959 e a implantação do socialismo em Cuba, Che Guevara tornou-se membro do governo cubano de Fidel Castro, exercendo as funções de embaixador, presidente do Banco Nacional e Ministro da Indústria. Oposto energicamente à influência norte-americana no Terceiro Mundo, a presença de Guevara foi decisiva na configuração do regime de Fidel e na aproximação cubana ao bloco comunista, abandonando os tradicionais laços que tinham unido Cuba e Estados Unidos.
Em 1962, após uma conferência no Uruguai, volta à Argentina e também visita o Brasil. Che Guevara esteve ainda em vários países africanos, principalmente no Congo. Lá lutou junto com os revolucionários antibelgas, levando uma força de 120 cubanos. Depois de muitas batalhas, terminaram derrotados e no outono de 1965 ele pediu a Fidel que retirasse a ajuda cubana.
Desde então, Che deixou de aparecer em atividades públicas. Sua missão como embaixador das idéias da Revolução Cubana tinha chegado ao fim. Em 1966, junto a Fidel, prepara uma nova missão na Bolívia, como líder dos camponeses e mineiros contrários ao governo militar. A tentativa acabou significando sua captura e posterior execução no dia 9 de outubro de 1967. Os restos do Che descansam no mausoléu da Praça Ernesto Che Guevara em Santa Clara, Cuba.


9 comentários:

  1. Che Guevara. O último revolucionário!

    ResponderExcluir
  2. Olá Mairink querido!
    Saudades...
    Olha, entrei aqui para te desejar um Feliz Ano novo, repleto de realizações e conquistas... Que em 2011 possamos celebrar a paz e a união.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. ótimo post! "Hasta la victória siempre"

    saludos!

    ResponderExcluir
  4. @Jackie FreitasOlá Jackie grande abrço!
    Uma Grande Mulher, um grande coração como o seu merece tudo de bom.
    Boas festas e um novo ano cheio de realizações pra você diva desculpe o sumiço estou num projeto difícil há meses.
    Um ano lindo como este seu close pra todos do dihtt!

    ResponderExcluir
  5. @manoelEle acreditou num modelo social que ruiu, mais o homem jamais vai chegar num modelo social prazível.

    ResponderExcluir
  6. O texto está incorreto. Fidel não planejava desde o princípio instaurar o socialismo em Cuba, seu propósito era derrubar o presidente da época Fulgêncio Batista e instaurar eleições populares sem a influência dos Estados Unidos, que desde o início do século XX já vinha apoiando financeiramente a família Batista fazendo-os donos da política cubana e transformando o país numa rede de ilegalidades, com rede nacional de prostituição e venda de drogas, utilizados principalmente por magnatas americanos. Um dos principais motivos que acabou aproximando o regime de Fidel do socialismo foi a constante crítica e boicote dos EUA sobre Cuba, tentando inclusive retomar o poder apoiando financeiramente grupos dissidentes, o que tornou a aceitação dos ideais socialista formidável e essencial para o novo regime. Tanto que, nos primeiros anos da revolução cubana, Fidel discutia em praças públicas com militantes dissidentes e opositores do novo governo, dando voz para que explicassem seus ideais. Há uma frase conhecida do próprio Fidel Castro antes do boicote americano: "Me oponho à liberdade capitalista sem pão tanto quanto me oponho ao pão comunista sem liberdade". Faltou um conhecimento mais profundo do assunto.

    ResponderExcluir
  7. @GustavoOlá Gustavo com todo respeito aos seus conhecimentos, e confesso o meu desconhecimento deste particular exposto por você, minhas fontes em momento algum narra este fato.
    Se verídico parabéns e só enriquece nosso texto. Obrigado

    ResponderExcluir

Todos comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados apenas aqueles que respeitarem as regras abaixo:
-Ter relação com o assunto do post.
-Não conter propagandas de outro site ou blog.
-Não incluir links no conteúdo do comentário.
-Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
Obrigado(a) por comentar!

free website hit counter