O negro é uma evolução da raça humana?

Mão entrelaçadas
Segundo Mel Greaves, biólogo do Instituto de Pesquisa do Câncer no Reino Unido, os seres humanos evoluíram para a pele escura.
O fato é que o câncer de pele poderia ter levado diretamente a evolução da pele escura em humanos.
Um estudo sobre as pessoas com albinismo na África moderna sugere.
O albinismo é uma doença hereditária que impede a pessoa de fazer a melanina. Pessoas albinas na África Subsaariana quase em sua totalidade morrem de câncer de pele e em idades jovens, de acordo com um novo estudo publicado na na revista Proceedings da Royal Society B.

Por esta razão pode se afirmar que os primeiros seres humanos evoluíram para a pele escura, diz Mel Greaves.

Homem Albino de niger
Wikimedia Commons
Não há dúvida de que a pele escura protege as pessoas do sol. Os indivíduos com pele branca são muito mais suscetíveis ao câncer de pele em relação as pessoas com pele escura. Em geral, a pele do africano tem um fator de proteção solar de 13,4, em comparação com 3,4 em pele branca, de acordo com o Skin Câncer Foundation.
Assim, os pesquisadores vêm como razões alternativas que a pele escura promoveu a sobrevivência dos primeiros hominídeos(ancestrais humanos).
As possibilidades incluem evitar queimaduras solares dolorosas, que impediria a caça eficaz além de melhorar a visão, porque a falta de pigmento causa problemas de visão, ao desproteger as glândulas sudoríparas de danos causados pelo sol.
Quando os primeiros hominídeos começaram a caçar e a coletar na savana aberta, eles perderam o pelo do corpo, provavelmente para manter a calma em meio ao exercício extenuante de seu estilo de vida. Esses primeiros seres humanos, provavelmente, tinha pele clara, bem como o parente vivo mais próximo dos seres humanos, o chimpanzé, que é branco em sua pele. Cerca de 1.2 a 1.8 milhões de anos atrás, os primeiros Humo sapiens evoluiu para a pele escura. Mas os biólogos evolucionistas ainda não convenceram totalmente se foi o câncer de pele que levou a mudança evolutiva. Fato é que a pele clara evoluiu novamente depois que os humanos se mudaram para fora da África para latitudes mais elevadas.
A tese é especulativa, disse Greaves. Mas, acrescentou, na sua análise o albinismo na África é um caso plausível e pode sim ter influenciado a evolução humana.

Fonte: livescience




0 comentários:

Postar um comentário

Todos comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados apenas aqueles que respeitarem as regras abaixo:
-Ter relação com o assunto do post.
-Não conter propagandas de outro site ou blog.
-Não incluir links no conteúdo do comentário.
-Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
Obrigado(a) por comentar!

free website hit counter