Aerosmith puro hard rock

Aerosmith
1970 o Brasil sagrava-se tricampeão mundial, e em Massachusetts – Boston era formada uma das maiores bandas de hard rock de todos os tempos Aerosmith.

Na realidade a banda foi formada em 1969 com a união de duas bandas, a Jam Band e a banda Chain Reaction.

Aerosmith é a banda americana que mais vendeu discos na historia,mais de 150 milhões de cópias no mundo inteiro.

Steven Tyler (originalmente baterista) e Joe Perry (guitarrista) se conheceram na lanchonete em que Joe Trabalhava. Posteriormente Steven assistiu a uma apresentação da Jam Band que incluia Joe Perry e Tom Hamilton. Juntamente com Ray Tabano, que tocava com Tyler em uma banda chamada Chain Reaction, formaram o que viria a ser o embrião do Aerosmith. Posteriormente Joe Kramer assumiu a bateria para que Tyler se dedicasse aos vocais e com a substituição de Ray Tabano por Brad Withford a formação que todos conhecemos estava completa.

foram descobertos pela gravadora Columbia em 1972, gravando seu primeiro álbum auto intitulado no início de 1973. A recepção do álbum e do primeiro single, "Dream On", foi apenas razoável mas suficiente para que a banda conquistasse uma legião fiel de fãs. Durante esta primeira fase da carreira profissional excursionaram como banda de abertura de bandas tão diversas como Kinks, Mott The Hopple e Mahavishnu Orchestra. O segundo álbum, "Get Your Wings", apesar de uma melhor repercussão também não foi um estouro de vendas.

Apenas com "Toys in the Attic" de 1975 o Aerosmith conheceria as grandes platéias. O grupo tinha o privilégio de possuir uma sonoridade inédita, agradando a público e crítica; sua música era elaborada demais para ser punk, alegre demais para ser chamada de heavy metal e agressiva demais para ser comparada ao hard rock da época capitaneado pelo Led Zeppelin. As letras sacanas eram o contraponto perfeito à energia irresistível e arranjos fáceis de serem assimilados. O primeiro grande hit foi "Sweet Emotion" logo seguida por "Walk This Way". Em pouco tempo a balada "Dream On", gravada alguns anos antes também viraria um hit.

O álbum Rocks, influência de toda uma geração do hard rock americano, foi o primeiro disco de platina do Aerosmith, iniciando uma série de discos que alcançariam esta vendagem por vários anos seguidos; Rocks já atingiu 4 platinas (4 milhões de cópias) e foi o primeiro disco sem nenhuma cover. Joe Perry faz a guitarra cavalgar em "Back In The Saddle" (que foi recentemente regravada por Sebastian Bach no álbum Angel Down e contou com a participação especial de Axl Rose, também fã declarado do Aerosmith - a versão ficou "ok"); Brad Whitford arrasa com o riff inicial e os solos de "Last Child", que provam que ele não merece ser chamado de "guitarrista base"; há canções rápidas como "Rats In The Cellar" e pesadas como "Nobody's Fault" (outra composição de Brad em parceria com Steven) e experimentais como "Sick As A Dog" (de Tom Hamilton e Steven), em que os membros chegam a trocar de instrumentos: Tom toca guitarra-base enquanto Joe Perry toca baixo; depois, no meio da música, Steven assume o baixo e Joe volta para a guitarra, tudo em apenas 1 take! O disco fecha com a linda balada "Home Tonight", uma rock-ballad suja com destaque para o piano de Steven e os solos do Joe. Há ainda "Combination", quarta música do álbum e escrita por Perry, que cantaria sozinho a canção - idéia abandonada devido ao fato de considerarem Rocks um álbum crucial para a banda (Joe então dividiu os vocais com Steven). Em qualquer lista de hard rock e heavy metal não pode faltar o Rocks, um dos clássicos absolutos do Rock.

A banda continuou gravando cada vez mais, excursionando cada vez mais e consumindo cada vez mais drogas, o que não parecia afetar sua produtividade e qualidade. A partir de 1979 passaram por uma pequena crise com a saída de Joe Perry (que seguiu carreira solo durante algum tempo) e entrada de Jimmy Crespo, situação que se agravou em 1980 com a saída de Brad Whitford (substituído por Rick Dufay) e um acidente de moto sofrido por Steven Tyler. Em meio à dificuldade para lançar material novo a gravadora soltou a coletânea "Aerosmith Greatest Hits". Quando saiu, o novo disco, "Rock In a Hard Place" foi acolhido como muito inferior a todas as gravações anteriores, apesar das excelentes vendas.

O Aerosmith havia se tornado uma paródia de si mesmo. A história da banda era repleta de excessos, com todos os ingredientes absurdos: esposas que não se bicavam, integrantes que caíam do palco, contas de serviço de quarto no valor de US$ 100 mil, membros da equipe que pegavam mais groupies que seus chefes drogados e dinheiro que ia sabe-se lá para onde.

"Paramos de conduzir nossa banda", Perry disse. "Paramos de dar à mínima."

Após esta fase conturbada, Perry e Whitford regressaram à banda, em 1984 – teve então lugar uma turnê para comemorar a reunião dos membros do grupo, a "Back In The Saddle Tour". Joe Perry, em entrevista à revista Rolling Stone na época: "Eu sei que todo mundo pergunta se nós voltamos a tocar juntos pelo dinheiro, e claro que não é verdade. Não, é legal ter dinheiro, mas a razão [pela qual voltaram a se reunir] é que temos prazer em tocar juntos outra vez". Contudo, durante essa mesma turnê, Tyler chegaria a desmaiar em palco devido à dependência de drogas, afetando negativamente a imagem do grupo. No ano seguinte, a banda lança Done With Mirrors, um dos melhores álbuns do Aerosmith desde o final durante toda a carreira, porém um fracasso de vendas, idem ao anterior.

Em 1986, após um longo período de internação em clínicas de desintoxicação, a banda voltou limpa e incentivada pela grande repercussão da regravação de "Walk This Way" pela banda hip-hop Run DMC. O novo disco, "Permanent Vacation", superou as expectativas. "Pump", lançado em 1989, confirmou a excelente fase por que passava a banda com os singles "Love In na Elevator" e "Janie's Got a Gun".

O próximo disco demoraria muito a sair, desta vez não em virtude de problemas com drogas ou desentendimentos. "Get a Grip" de 1993 superou todas as expectativas. As excelentes baladas "Livin on The Edge", "Cryin" e "Amazing", tocadas à exaustão em rádios e MTV, levaram a banda à sua maior vendagem nos mais de 20 anos de carreira. A produção extensivo de videoclipes para cada um dos hits catapultou o lançamento para a primeira posição na parada da Billboard e rendeu seis discos de platina consecutivos. Nestes videoclipes por tabela foram elevadas as carreiras de Alicia Silverstone e Liv Tyler.

o Aero explode na década de 1990, Nine Lives, de 1997, foi um álbum marcado por inúmeros problemas (mesmo alcançando o topo das paradas e vendendo três milhões de cópias), como a demissão do produtor do grupo, Tim Collins. O disco continha singles de sucesso como "Falling In Love (Is Hard On The Knees)" e "Pink" (que vence o quarto Grammy do Aero). Em 1998, a banda lança o disco duplo ao vivo A Little South Of Sanity e, no ano seguinte, seu primeiro single a alcançar o primeiro lugar da Billboard, o tema romântico da trilha sonora do filme Armageddon, I Don't Want To Miss A Thing (escrito por Joe Perry e Diane Warren, ainda que Perry não seja creditado como tal).

Em 2000, o Aerosmith vai para a Calçada da Fama do Rock 'n' Roll, ou melhor, o "Rock 'N' Roll Hall Of Fame". Em 2001, é lançado Just Push Play, que vai aos topos das paradas dos EUA com singles como "Jaded".

Em 30 de Março de 2004, o seu há muito prometido álbum de blues, Honkin' on Bobo, foi finalmente lançado, um regresso às raízes; o álbum nasceu no final de 2003 durante a turnê em conjunto com os Kiss e a jam especial de blues que acontecia nas apresentações. No mesmo ano, sai o DVD "You Gotta Move"

Em 2005, a gravadora lançou Rockin' the Joint, uma compilação de uma apresentação ao vivo realizada em 2002 durante a turnê de Just Push Play.

Mais recentemente, em 2006, com o fim do contrato com a Sony BMG iminente, a mesma lançou outra coletânea, Devil's Got a New Disguise: The Very Best of Aerosmith, com grandes sucessos da banda em toda sua história, além de duas canções inéditas, "Devil's Got A New Disguise" e "Sedona Sunrise", outtake do álbum Pump.

Em 2008, o Aerosmith tira umas férias e Joe Perry aproveita para fazer alguns shows com a banda de seus filhos, TAB The Band. Enquanto Steven e Joe se recuperam de cirurgias (o primeiro realizou uma no pé; o segundo, uma no joelho), é lançado o jogo Guitar Hero: Aerosmith, o primeiro da franquia com apenas uma banda em destaque.

Em 2010, o Aerosmith volta para a estrada mais uma vez na turnê Cocked, Locked, Ready to Rock, vindo a se apresentar no Brasil em Porto Alegre e São Paulo nos dias 27 e 29 de Maio, em que tocaram os vários clássicos da banda como Livin' on the Edge, Eat the Rich, Back in the Saddle e muitos outros. E mais uma vez surpreenderam os fãs com Joe duelando contra ele próprio no Guitar Hero, Joey usando uma camisa do Brasil e tocando um solo de bateria em que no final Steven tocava com ele e fazendo cover de dois blues.

Discografia

  • 1973 - Aerosmith
  • 1974 - Get Your Wings
  • 1975 - Toys in the Attic
  • 1976 - Rocks
  • 1977 - Draw the Line
  • 1979 - Night in the Ruts
  • 1982 - Rock in a Hard Place
  • 1985 - Done with Mirrors
  • 1987 - Permanent Vacation
  • 1989 - Pump
  • 1993 - Get a Grip
  • 1997 - Nine Lives
  • 2001 - Just Push Play
  • 2004 - Honkin' on Bobo
Bonus Mult-focos



Fontes: whiplash/wikipedia

0 comentários:

Postar um comentário

Todos comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados apenas aqueles que respeitarem as regras abaixo:
-Ter relação com o assunto do post.
-Não conter propagandas de outro site ou blog.
-Não incluir links no conteúdo do comentário.
-Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
Obrigado(a) por comentar!

free website hit counter