Em Yucatán existe uma formação impar talvez única em seu tipo, encontramos ali um rio submerso de águas salgadas com uma quantidade elevada de sulfeto de hidrogênio e uma turvação mais evidente, destacando-a da água doce acima, permitindo que mergulhadores nadem ao longo desta criação submersa, que tem a mesma aparência de um rio da superfície.
Chamado de cenote Angelita, cenotes são poços profundos naturais, ou sumidouros, característicos do México, resultantes do colapso da camada de calcário que expõe debaixo de água subterrânea, depressões no solo cheias de água e ligadas a uma caverna marinha.
Esta ligação com a água salgada pode produzir um efeito interessante de aparecimento de uma haloclina, ou seja, uma região com um forte gradiente de salinidade.
Da superfície se vê apenas água azul, depois de 18 metros começa a ver o estranho fundo delgado com troncos fantasmagóricos. Uma paisagem surreal segundo Maya Diving guia turístico que oferece viagens até o local. Os sentimentos fantasmagóricos se ampliam devido os efeitos do nitrogênio no cérebro diz Maya
Veja um mergulho nesta camada:
Mistérios de Yucatán–Mult-focos vídeos
Fontes: Bored Panda / Scienceblogs