Cuidado o assassino mora ali

Chapada_dos_Guimarães
Características e linhagem
Myrmecophagidae é uma família de mamíferos pertencentes à ordem Pilosa, conhecidos popularmente por tamanduás ou papa-formigas. Vivem nas florestas e savanas das Américas Central e do Sul, desde o Belize até a Argentina.
Alimentam-se de formigas e principalmente de cupins (térmitas), que retiram dos cupinzeiros com a sua longa língua – chega a ter 50 cm de comprimento – alojada dentro de um focinho também afunilado. Para desfazer os cupinzeiros, os tamanduás têm garras fortes e curvas nas patas dianteiras, que lhes dificultam o andar.
São de visão limitada e quase surdos também não possuem dentes, mas seu abraço quase sempre é fatal isto é devido a suas garras afiadas usadas para sua caça predileta, as formigas.
Os tamanduás usam suas garras para cavoucar cupinzeiros e formigueiros, mas podem usa-las para combater e até levar a morte qualquer um que ameaça-lo.
Show de imagens Mult-focos



  • Conhecidos popularmente por tamanduás ou papa-formigas. Vivem nas florestas e savanas das Américas Central e do Sul, desde o Belize até a Argentina.

  • Os tamanduás usam suas garras para cavoucar cupinzeiros e formigueiros, mas podem usa-las para combater e até levar a morte qualquer um que ameaça-lo.

  • Os animais, que têm problemas de audição e visão, são propensos a serem mortos por carros.

  • Alguns apreciam sua carne e o abatem para consumo.
Bem se vai viajar para o serrado brasileiro fique atento o assassino mora ali.
Há relatos de dois casos segundo pesquisadores da faculdade de medicina de Botucatu, liderados pelo professor Vidal Haddad Jr., em 2012 um homem de 47 anos que estava caçando com os filhos quando foi morto pelo abraço deste pacato animal.
Em 2010 outro homem de 75 anos no Mato Grosso onde as garras deste mamífero foram fatais, perfurando sua artéria femural.
Exames feitos na vitimas de 2012, apontam para hematomas, lesões no pescoço, além de duas perfurações de quatro centímetros no braço e oito na coxa esquerda. Uma autópsia constatou graves danos à sua artéria femoral, os mesmos danos foram à causa da morte do caso de 2010.
Se você cruzar com um tamanduá e notar que o mesmo está de pé sobre as patas de traz fique esperto, pois ele está preparado para lhe abraçar.
Respeitar os limites entre a vida selvagem e os seres humanos é uma decisão bem sensata, além disso, a IUCN “união internacional para conservação da natureza” diz: a maior ameaça para sobrevivência da espécie na natureza é a perda de habitat, e o tamanduá-bandeira é classificado por ela como um animal vulnerável.


Postado por Mairink Oemes

0 comentários:

Postar um comentário

Todos comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados apenas aqueles que respeitarem as regras abaixo:
-Ter relação com o assunto do post.
-Não conter propagandas de outro site ou blog.
-Não incluir links no conteúdo do comentário.
-Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
Obrigado(a) por comentar!

free website hit counter