Imagem Oddee |
Um estudo com mais de 13.000 adultos aparentemente saudáveis na Espanha apontou que aqueles que passaram mais de três horas por dia assistindo à televisão tinham o dobro do risco de morte precoce em comparação com aqueles que assistiram a menos de uma hora por dia.
Segundo o Dr. Miguel Martinez autor do estudo e professor de medicina da Universidade de Navarra (Pamplona-Espanha) estes dados são surpreendentes.
Ao longo de oito anos foram constatadas 97 mortes sendo 19 de doenças cardíacas, 46 por câncer e 32 devido a outras causas.
Os pesquisadores então compararam o risco de morte com o tempo gasto em atividades sedentárias, como assistir TV, trabalhar em um computador e dirigir.
Não foi encontrada relação entre a morte prematura e dirigindo ou trabalhando em um computador, de acordo com o estudo, publicado on-line 25 de junho no Journal of the American Heart Association
Show de imagens Mult-focos
Mas os riscos associados com assistir TV pareciam impressionantes. Para cada duas horas adicionais de uma pessoa gasto assistindo TV, o risco de morte por doenças do coração deu um salto de 44 por cento, o risco de morte por câncer subiu 21 por cento e o risco de morte prematura subiu 55 por cento para todas as outras causas, em comparação com pessoas que disseram que assistiam menos de uma hora por dia.
De acordo com o Dr. Lennert Veerman, pesquisador em saúde pública da Universidade de Queensland, na Austrália, a ligação entre a visualização de TV e morte precoce é, provavelmente, indireta.
Quanto mais tempo as pessoas gastam assistindo TV, menos tempo têm para coisas que são conhecidas por prolongar a vida, como ver os amigos ou fazer exercício.
“Eu, pessoalmente, ainda acho que é mais provável que assistir TV seja um indicador de risco do que uma causa de morte”, disse Veerman.
Mas para Gonzalez o tempo gasto na frente da TV, por si só, pode ser perigoso para a saúde de uma pessoa.
"O tempo que passamos assistindo televisão é um momento altamente sedentário", disse ele.
Comprovadamente sem precisar recorrer a estudo de pesquisadores é de fácil constatação que a televisão causa malefícios visíveis no nosso dia-a-dia como:
- Levar as crianças mais tarde para o repouso noturno, fazendo assim elas caírem de rendimento escolar.
- Aumento de agressividade infantil.
- Programações absurdas e inescrupulosas a troco de audiência, desfigurando uma educação familiar saudável.
- Aumento de uma vida sedentária, por consequência obesidade e má alimentação ao sabermos que, diante da TV se consome muito mais alimentos processados e bebidas açucaradas, etc.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados apenas aqueles que respeitarem as regras abaixo:
-Ter relação com o assunto do post.
-Não conter propagandas de outro site ou blog.
-Não incluir links no conteúdo do comentário.
-Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
Obrigado(a) por comentar!