Cardápio Musical – Kiss

Os quatro cavaleiros do apocalipse

Kiss
Nova York 1973 nascia uma das maiores bandas de hard rock do mundo.Kiss uma banda que a terra jamais vai esquecer Gene Simons (baixo)”Samurai do diabo, Paul Stanley (guitarra & voz)doutor amor, Peter Criss(bateria) homem gato, Ace Frehley (guitarra)homem espacial, esta foi a primeira de inúmeras formações do Kiss.
A primeira atitude para diferenciar o grupo recém-criado foi a mudança de nome dos integrantes, assumindo personagens exclusivos da banda. O vocalista e baixista Klein tornou-se Gene Simmons (The Demon), o guitarrista Eisen mudou para Paul Stanley (The Starchild), Criscoula para Peter Criss (The Catman) e Paul Frehley para Ace Frehley (Space Ace).

Dando mais algumas pitadas de irreverência à banda, os integrantes decidiram usar maquiagem e criar um figurino próprio. A maquiagem foi escolhida de acordo com a personalidade e desejos de casa um. Já a roupa foi inspirada em super-heróis e em personagens de quadrinhos japoneses. Durante muito tempo, a verdadeira identidade dos integrantes da banda permaneceu desconhecida, devido aos personagens assumidos por eles.
Faltava o nome para a banda,e escolheram o nome inspirado num concurso de Nova Iorque, Kiss. A maquiagem foi definida se baseando em elementos referentes a verdadeira personalidade de cada um. Gene Simmons adora filme de terror e assumiu uma maquiagem que o deixaria com cara de mau. Paul pintou uma estrela em seu olho direito pois sonhava em ser um astro do rock. Ace concebeu sua maquiagem baseada no espaço sideral e numa estética futurista por ser uma pessoa "aérea" e dispersa. Por adorar felinos, Peter adotou uma imagem de homem-gato, acredita ainda que tenha sido um gato em outras encarnações.
Uma coisa que se tornou um ícone da banda é a língua de Gene Simmons e para os shows efeitos especiais sonoros, de luzes e fumaça aliados a velas acesas e um imenso letreiro luminoso contendo o logótipo da banda.
Em 1973, na cidade de Nova Iorque aconteceria o primeiro show de grande porte do Kiss. Para tanto, eles contrataram a popular banda Brats para abrir o show e mandaram convites a imprensa em nome do Kiss e como se já não bastasse, mesmo endividados até o último fio de cabelo, alugaram uma limusine para chegar ao local do show em grande estilo. Tudo isso para tentar passar ao público e a imprensa a imagem de que o Kiss já era uma banda famosa.
O primeiro álbum da banda, auto-intitulado, foi lançado em 1974, rejeitado pela crítica e com baixos índices de vendas. O segundo, porém, agradou e desta vez chamou a atenção até daqueles que criticaram o álbum de estréia. O disco levou o título de “Hotter Than Hell” e ganhou destaque com a música “Let Me Go Rock N’ Roll”.
Uma frase se repete nos shows da turnê do segundo trabalho, tornando-se o slogan do Kiss. A frase, traduzida, é a seguinte: “Vocês Queriam os Melhores e Vocês Têm Os Melhores. A Banda Mais Quente do Mundo, Kiss!”.
Aproveitando o momento de sucesso em 1975 lançaram Alive!, primeiro álbum da banda a obter Disco de Ouro. Kiss foi uma das primeiras bandas a lançar um álbum duplo gravado ao vivo. Alive! foi um marco para a indústria fonográfica e para a banda que anos depois lançou Alive II; em 1977, o Alive III; e em 1993, o Symphony: Alive IV, em um concerto que ocorreu junto com a Orquestra Sinfônica de Melbourne. Mas nenhum deles superou o enorme sucesso que foi o Alive!, que com mais de 15 milhões de cópias vendidas, foi um dos albuns mais vendidos do Rock.
Com o sucesso estrondoso de Alive! o Kiss entrou em estúdio para gravar um novo álbum, e em 1976 lançaram Destroyer, outro grande sucesso (a essa altura os 3 primeiros discos já haviam se tornado sucessos). A capa de Destroyer apresenta paradigmas típicos de revista em quadrinhos, retratando, através de uma ilustração, a imagem da banda como super-heróis que invadem Nova York ao cair da noite. Com Destroyer vem mais hits como "Detroit Rock City", "Shout It Out Loud", "God Of Thunder" e a balada, vencedora de vários prêmios, "Beth" composta por Peter Criss, um dos grandes sucessos do Kiss até hoje. O disco foi produzido por Bob Ezrin. A partir dai o Kiss ficou conhecido mundialmente, como Europa e principalmente Japão, com o sucesso no Japão a gravadora lança um box The Originals.
Com o sucesso o Kiss começa a aparecer freqüentemente nas TV americanas e vai criando uma legião de fãs apaixonados pela banda. Nesta fase, surge o empresário Bill Aucoin, renomado profissional que passa a controlar os negócios do Kiss, desde posters até camisinhas. Funda-se o Kiss Army, exército de fanáticos em todo o mundo que são comandados pela própria banda.
No segundo semestre do mesmo ano lançaram Rock And Roll Over com hits como "Hard Luck Woman" e "I Want You". Com a Rock And Roll Over Tour, o Kiss vai pela primeira vez para o Japão, país onde seriam idolatrados. É um ano calmo para a banda, que, a esta altura já está incluída na categoria de super-grupo, devido a magnitude de seus shows.
Em 1977 lançaram Love Gun. Neste álbum Ace canta pela primeira vez. A música é "Shock Me". A capa do disco é novamente referência a personagens de quadrinhos, no desenho estão os quatro integrantes da banda como super-heróis, sendo adorados por um séquito de mulheres devidamente maquiadas. Em um dos concertos desta turnê, Gene Simmons mais uma vez queima o cabelo. No mesmo ano lançaram Alive II, mais um ao vivo, só que este possui no lado B do segundo disco com 4 músicas inéditas. Ace só gravou a guitarra uma dessas músicas, "Rocket Ride", que ele mesmo canta. As outras, quem gravou foi Bob Kulick, amigo pessoal da banda. Foi pedido a Bob Kulick que tocasse de forma similar a Ace, para que o som não soasse diferente. Nessa época já havia muitos produtos do Kiss. A Marvel Comics lançou uma revista em quadrinhos do Kiss onde a tinta vermelha usada para fazer a revista tinha o sangue de cada um dos membros do grupo.
A turnê do Kiss começava a ganhar ares de monstruosa. Envolvia cerca de 50 pessoas na equipe, dentre elas havia um "batedor", cuja função era providenciar hotel, limusines e alimentação especial para cada um dos integrantes (Paul Stanley exigia comida japonesa, Ace preferia pratos vegetarianos, etc); um chefe de segurança; um produtor responsável pela movimentação da equipe e do equipamento; um manager de palco; um figurinista, responsável também pela maquiagem; um técnico em efeitos especiais; um técnico para guitarra, outro para baixo e um para bateria; três carpinteiros; um motorista; um tesoureiro e um produtor geral, responsável por toda a equipe. A parafernália usada nos shows não deixava por menos, eram: 16 toneladas de equipamento pessoal; 24 toneladas de som; 17 toneladas de luz; 18 toneladas de cenário. Tudo isso obviamente não ficava barato, e a produção se tornava milionária. Com o som e a iluminação eram gastos um milhão de dólares e só o custo do cenário estava avaliado em cerca de 1.100.000 dólares. Eram necessárias 24 horas de trabalho intenso para montar toda a estrutura do show. Tudo ficava pré-estabelecido nos contratos, desde a dimensão do local escolhido para a apresentação até caracterizações detalhadas sobre os camarins. E de escasso, o dinheiro passou a ser farto, nessa época a banda também já possuía seu próprio avião, chamado Of Course. Desde 1975 até 1980, o grupo Kiss já havia percorrido cerca de 3.000.000 km.
Em 1978 são lançadas duas coletâneas Double Platinum e no Japão sai o box The Originals II. E a banda alcança seu auge, dá um tempos no concertos e cada integrante decide lançar um álbum solo (mas ainda com a assinatura da banda), o que mostrava que o ambiente não era dos melhores e a vaidade de cada um falava mais alto na época. Esse foi o começo da saída de Peter Criss e Ace Frehley. Neste período, a banda começa a associar a sua imagem em quase tudo, o que fazia que ficassem cada vez mais populares e arrecadassem mais dinheiro. No mesmo ano, a banda é convidada a realizar um filme, com o propósito de serem transformados em super-heróis. Kiss Meets The Phantom Of The Park, tem o roteiro baseado em mostrar os quatro heróis travando uma luta contra um vilão de um parque de diversões que criou bonecos iguais a eles para fazerem o mal.
Atritos entre os integrantes da banda vinham se arrastando por algum tempo, causando até um declínio no sucesso do Kiss. Durante as gravações de “Dynasty”, em 1979, a saída de Peter Criss é decretada por seus colegas, devido ao consumo excessivo de drogas.
Este fato deu brecha para a entrada de Eric Carr, que permaneceu até 1991, ano em que o músico faleceu. No ano de 1982, é a vez de Ace deixar a banda e de Vinnie Vincent preencher o lugar, mas só por alguns meses, logo foi substituído por Mark St. John, e com essa formação gravaram o disco “Animalize”, cujo principal single foi “Heaven’s On Fire”.
Mark deixa o grupo no mesmo ano em que entrou por problemas de saúde, e o Kiss conta com Bruce Kulick para fazer a parte dele na guitarra solo. Em 1983, numa tentativa de reavivar a notoriedade da banda, os integrantes resolvem abolir a maquiagem e lançam o disco “Lick It Up”, tendo a faixa-título e a música “All Hell’s Breakin’ Loose” como singles.
Com a morte de Carr, a banda recebe Eric Singer na bateria. Neste meio tempo lançam “Revenge”, em 1992, e “Carnival Of Souls: The Final Sessions”, de 1997, além dos discos ao vivo “Alive III”, de 1993, e “Kiss Unplugged”, em 1996.
No ano de 1997, a banda volta às origens com o retorno da maquiagem, das roupas e dos veteranos Ace Frehley e Peter Criss. Esta formação permanece intacta durante quatro anos, enquanto o álbum “Psycho Circus” é gravado. No meio da turnê do disco, o baterista Peter ausenta-se por motivos de saúde, sendo substituído por Eric Singer.
A última formação foi acertada em 2004 e perdura até os dias de hoje. Os integrantes são Gene Simmons, Paul Stanley, Tommy Thayer e Eric Singer. De lá para cá, algumas coletâneas puderam ser conferidas pelo público, mas nenhum álbum de música inédita foi gravado desde “Psyco Circus”.

Discografia 

1974 - Kiss - Kiss
1974 - Kiss - Hotter Than Hell
1975 - Kiss - Dressed To Kill
1975 - Kiss - Alive!
1976 - Kiss - Destroyer
1976 - Kiss - Rock And Roll Over
1977 - Kiss - Love Gun
1977 - Kiss - Alive II
1978 - Double Platinum
1978 - Ace Frehley
1978 - Gene Simmons
1978 - Paul Stanley
1978 - Peter Criss
1979 - Dynasty
1980 - Unmasked
1981 - Music From The Elder
1982 - The Killers
1983 - Lick it up
1984 - Animalize
1985 - Asilo
1988 - Smashes, Thrashes & Hits
1987 - Crazy Nights
1989 - Quente In The Shade
1992 - A Vingança
1993 - Alive III
1994 - Kiss My Ass
1996 - MTV Unplugged
1996 - Você queria o melhor, você tem o melhor!
1996 - Greatest Kiss
1997 - Carnival Of Souls (The Final Sessions)
1998 - Psycho Circus
2003 - Symphony Alive IV
2008 - Kiss Best - Kissology

Curiosidades
 
1. Paul Stanley já usou mais de 50 guitarras diferentes num único show.
2. "Kiss Me" foi o número dois na lista da Billboard Hot 100 e o número quatro na UK Singles Chart.
3. Ace Frehley se considera a ovelha negra da família. Sua irmã é doutorada em química e seu irmão é um guitarrista clássico
4. O sangue do Kiss, que foi retirado dos músicos para ser misturado à tinta com foram impressas suas histórias em quadrinhos, foi levado para a gráfica num caminhão blindado
5. A primeira coisa que Peter comprou com os "royalties" ganhos no Kiss foi uma lápide para o túmulo de sua avó
6. Eric Carr era canhoto em absolutamente tudo que fazia, exceto tocar bateria
7. Por enquanto, o show do Kiss "Kiss Unplugged" é o segundo mais assistido na lista de shows da MTV Unplugged, perdendo apenas para o show de Robert Plant e Jimmy Page
8. Os solos de guitarra nas músicas All american man e Exciter foram gravados por Rick Derringer
9. O álbum Animalize foi o que mais vendeu na década de 80, atingindo mais de 2 milhões de cópias
10. Antes de começar a tocar, Gene era professor primário de Inglês
Trazemos para vocês “I WANNA ROCK AND ROLL ALL NIGHT” linda performance do Kiss.



Veja a tradução

Fontes: Wikipedia/Muita Música

4 comentários:

  1. Kiss uma das melhores bandas de hard rock do mundo. Gosto muito do Kiss!!!!!

    Corrigindo Paul Stanley.

    Ótimo post, texto completo gostei bastante.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. ola guri
    bem oso suspeita em falar de kiss
    simplesmente curto e muito

    bjo grande

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo seu post...Ano passado lançaram o SONIC BOOM COM músicas inéditas.

    ResponderExcluir
  4. Rock'and'roll al nite!! Hehe. Kiss, é sinônimo de bom rock and roll. Eles encarnam o show business como poucas bandas, e é por isto que resitem ao tempo.

    Valeu garoto, e continue falando de boas bandas.

    ResponderExcluir

Todos comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados apenas aqueles que respeitarem as regras abaixo:
-Ter relação com o assunto do post.
-Não conter propagandas de outro site ou blog.
-Não incluir links no conteúdo do comentário.
-Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
Obrigado(a) por comentar!

free website hit counter